Por
Josane Beckman, especial para o Yahoo! Brasil
Montar
uma rede de contatos não é apenas conhecer pessoas e trocar cartões. Para serem
bem sucedidos, os relacionamentos devem ser cultivados de forma muito
cuidadosa. Não existem regras para se fazer um bom networking, mas é importante
fazê-lo antes de precisar.
O
melhor momento para investir na sua rede de relacionamentos é quando as coisas
caminham bem. Faça o que puder para conhecer pessoas novas e interessantes, que
possam representar oportunidades futuras, mas se esforce ainda mais em cultivar
o convívio. Mantenha contato com essas pessoas, interesse-se por elas e jamais
se coloque na situação constrangedora de ser lembrada apenas quando está em
dificuldades.
Um
estudo realizado pelos americanos John Hagel e John Seely Brown, do Center for
the Edge, instituto de análises da consultoria Deloitte, propõe uma revisão na
maneira convencional de fazer networking.
Segundo
os consultores, a abordagem comum, que consiste em conhecer muitas pessoas e
recorrer a elas quando necessário, acaba criando relacionamentos baseados em
interesse, em que um lado enxerga o outro com desconfiança. O método não
funciona na prática, porque, dizem os autores, não cria engajamento entre as
partes na solução do seu problema.
Se
você der, periodicamente, uma demonstração de interesse para essas pessoas,
certamente será muito mais fácil conseguir algo delas no futuro caso realmente
precise e manter ativo o networking.
"Costumo
fazer happy hours com clientes ou parceiros de negócios para bater um papo
informal, trocar ideias e estreitar relacionamentos. Envio convite por e-mails
para eles, e, se o cliente que esteve num desses encontros precisar de mim um
dia, vai se lembrar", argumenta Ricardo Monteiro, diretor de vendas da
ScanSystem.
Como
montar uma boa rede de relacionamentos
É mais simples do que parece: o primeiro passo é começar a lembrar quem pode ser potencialmente interessante para a sua lista, como antigos colegas de faculdade ou trabalho, ex-chefes, ou qualquer outra pessoa que você tenha ligação social.
É mais simples do que parece: o primeiro passo é começar a lembrar quem pode ser potencialmente interessante para a sua lista, como antigos colegas de faculdade ou trabalho, ex-chefes, ou qualquer outra pessoa que você tenha ligação social.
Com a
internet como aliada, o networking se tornou mais prático por meio de redes
sociais. Mas busque relacionamentos eficientes. Um estudo recente do
antropólogo inglês Robin Dundar mostra que qualidade é melhor que quantidade na
hora de montar uma rede de contatos eficiente. A pesquisa analisa o tráfego de sites
de relacionamento e concluiu que a tecnologia não ajuda na expansão da rede de
amigos. Mesmo com mil contatos no LinkedIn, uma pessoa interage pela web, no
período de um ano, com no máximo 150.
"Antigamente,
você pegava o cartão de visita de uma pessoa e ela mudava de emprego e você
nunca mais a achava. Hoje, quando quero ter acesso a um cliente em potencial,
vejo alguém que está na minha rede social e que tem contato com essa pessoa
para me apresentar para ela", comenta Antônio Augusto Junqueira de Oliveira,
consultor de empresas da área industrial, que usa bastante a internet para se
comunicar.
"Manter
um perfil pessoal e outro profissional separado para cada rede social é muito
difícil de fazer e atualizar. O que eu recomendo é que a pessoa escolha quais
redes sociais são vitais para ela manter e a partir daí selecione qual é a
informação relevante para cada uma delas", explica Renato Sabai, gerente
de mídias sociais da UniqueDB, agência de comunicação online.
"O
LinkedIn tem um foco extremamente profissional, então não adianta inserir
informações pessoais lá porque o público dessa rede não quer ver esse tipo de
mensagem", exemplifica Renato.
É
possível utilizar hoje várias ferramentas que integram as várias redes sociais
disponíveis no próprio Facebook e no LinkedIn para que cada vez que você
atualize uma informação, ela seja automaticamente inserida em outra rede. Há
formas de se restringir também quem vai visualizar a mensagem e escolher quais
mensagens vão ser atualizadas.
Um
bom perfil profissional numa rede social deve ter o currículo recente,
principais empregadores, realizações, depoimentos de pessoas que trabalharam
com o profissional e atualizações dele no mundo digital (artigos, publicações,
informações que agreguem valor ao público da comunidade que lerá a mensagem).
Além
de selecionar bem a mensagem, não se deve nunca publicar brincadeiras,
situações polêmicas ou algo que possa a vir a causar arrependimento depois em
nenhuma rede social. Hoje, a maioria das empresas consulta a internet para
analisar perfis de candidatos. Se houver algo que desabone o profissional, seja
no seu perfil pessoal ou profissional, isso pode se voltar contra ele.
Conforme
o gerente da UniqueDB, as redes sociais são uma ótima ferramenta de networking,
de encontrar pessoas e de relacionamento, desde que se faça um bom uso dela.
Mas não se deve esquecer que é pública. Portanto, tudo o que você coloca ali
permanece até que você tire do ar.
Quais
os benefícios para sua carreira?
É comum que algumas vagas de emprego, principalmente para cargos mais altos, não sejam publicadas nos classificados tradicionais. Elas são divulgadas no boca a boca, com o objetivo de encontrar pessoas por indicação.
É comum que algumas vagas de emprego, principalmente para cargos mais altos, não sejam publicadas nos classificados tradicionais. Elas são divulgadas no boca a boca, com o objetivo de encontrar pessoas por indicação.
E
mesmo que o anúncio da vaga seja muito divulgado, conhecer alguém de dentro da
empresa pode te ajudar a descobrir condutas do trabalho que só um empregado
saberia. Essas informações são importantes para facilitar sua aprovação na
entrevista.
Dicas
práticas:
- Aproveite ocasiões como aniversário ou outras comemorações
para ligar ou enviar e-mails;
- Faça happy hours com grupos do mesmo mercado ou
interesse;
- Mantenha contato com pessoas com quem já trabalhou;
- Atualize seus perfis nas redes sociais.
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